RMB - Gestão Florestal

RMB | Gestão Florestal

Informação: a alma do negócio

RMB - Gestão Florestal
RMB – Gestão Florestal

A atual escassez de recursos econômicos para novos investimentos e o rápido crescimento da competição nos mercados globais tem exigido, de empresas e de seus profissionais, a contínua revisão, adaptação e ajuste dos processos e procedimentos. Para fazer frente a estas demandas, o alcance de incrementos contínuos da produtividade dos processos operacionais e a entrega de resultados financeiros cada vez mais competitivos requer não só racionalização de custos, mas, sobretudo, elevado conhecimento e inovação  na sua gestão.

Apesar do cenário desafiador, atualmente temos maior disponibilidade de soluções tecnológicas, voltadas para o apoio à gestão operacional, baseadas no domínio da informação, compatibilizando maior praticidade e menor custo,  permitindo maior rapidez na criação de conhecimento operacional e na aplicação da inovação.

Assim, em essência, estas soluções tecnológicas são os catalisadores necessários, para que incrementos de produtividade sejam produzidos em prazos cada vez menores com custos minimizados, potencializando os efeitos da aplicação das condições primárias de uma gestão eficaz e assertiva, quais sejam:

Competência operacional: Conhecimento técnico das operações, dos recursos disponíveis, do ambiente físico e social;

Sustentabilidade do negócio: Equilíbrio entre os pilares operacional, econômico, ambiental e social;

Planejamento integrado: Integração e balanceamento das metas de silvicultura, colheita, abastecimento e indústria, nos níveis operacional, tático e estratégico;


Padronização: 
 Processos, rotinas e atividades descritas de forma objetiva, clara e de conhecimento geral da organização;

Confiabilidade, precisão e controle de dados: Dados caracterizando a produção operacional, coletados, processados e armazenados de forma precisa, e na frequência adequada, permitindo agilidade na criação de informação e de conhecimento necessário para tomada de decisão e ajustes dos processos.

Racionalização dos recursos como passo inicial

Seguindo o ciclo PDCA – Planejar / Executar / Verificar / Ajustar, o planejamento é o primeiro ato a ser implementado, tendo como alvo alcançar as metas de produção (qualidade, quantidade, prazo e custo), com respeito ao meio ambiente, à segurança, e às comunidades em sua área de atuação.

Para obter o balanço ótimo no alcance das metas (físicas e financeiras) de cada área operacional, o primeiro passo é a elaboração de um planejamento, baseado em um histórico de informações confiáveis sobre as atividades florestais a serem realizadas, e sobre as condições operacionais em que foram, e em que serão, realizadas.

Excelência técnica na execução das operações é a base da qualidade

Na sequência, sob a responsabilidade de uma equipe com as competências necessárias, as ações definidas no planejamento são colocadas em prática, com ajustes pontuais que se mostrarem necessários. Os processos, e atividades necessitam ser padronizados para que, de forma estável, obtenham resultados pouco variáveis, sob as mesmas condições operacionais.

Controle do processo e confiança na informação é fundamental

Para a avaliação do alcance das metas estabelecidas, há a necessidade de coleta de dados de controle (sobre a qualidade/quantidade/prazo/padrão/local) da produção realizada. Estes dados devem ser coletados de forma precisa, transmitidos de forma confiável, e, organizados / analisados de forma objetiva, para que as informações necessárias sejam disponibilizadas, para os tomadores de decisão, em formato claro e na frequência definida.

Na etapa final, de um ciclo, as informações produzidas na etapa anterior serão a base para identificação das ações de ajuste necessárias no plano original, a fim de minimizar os desvios ocorridos entre as metas e os resultados obtidos.

Comprometimento e Conhecimento

Comprometida com a necessidade das empresas em obter constante evolução em seus indicadores de performance, a RMB Gestão Florestal é a parceira possuidora da experiência e do conhecimento necessários para tanto, com foco na melhoria da produtividade operacional e na redução de custos dos processos produtivos, por meio de soluções personalizadas de gestão de dados, informações, processos e equipes.

About the Author

marco